PUB

Fact-Checks

Chá de funcho pode ajudar a aliviar sintomas de azia?

11 Nov 2023 - 09:40
verdade-mas

Chá de funcho pode ajudar a aliviar sintomas de azia?

Escreve-se no Facebook que o chá de funcho ajuda a aliviar a inflamação no estômago e as crises de azia. Para isso, a autora da publicação aconselha adicionar uma colher de sementes de funcho em água a ferver, tapar e deixar repousar de 10 a 15 minutos.

Noutra publicação na mesma rede social, sugere-se que o chá de funcho tem “ótimas propriedades anti-inflamatórias” que ajudam a aliviar a inflamação do estômago e a sensação de azia.

Nas duas publicações é dito que, para o efeito pretendido, deve beber duas a três chávenas por dia, 20 minutos antes da refeição.

Já no TikTok, o chá de funcho é apresentado como um chá que, entre outras funções, “combate a dor de estômago” e “melhora a digestão”. Os benefícios devem-se a compostos como “anetol, sapominas, flavonóides, taninos, cumarinas e ácido rosmarínico” nas folhas e sementes.

Mas será mesmo que este chá alivia a aliviar os sintomas de inflamação no estômago e a azia? O Viral consultou uma gastroenterologista e investigadora.

É verdade que o chá de funcho pode ajudar a aliviar sintomas de azia?

Ana Célia Caetano, gastroenterologista no Hospital de Braga, professora da Escola de Medicina da Universidade do Minho e investigadora no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Universidade do Minho, reconhece que o chá de funcho (Foeniculum vulgare Mill) “poderá aliviar” os sintomas digestivos devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

A médica consultada pelo Viral refere que há poucos estudos sobre esta planta, que tem “propriedades medicinais”. 

A especialista esclarece que este alívio dá-se devido ao “efeito inibidor” do músculo liso, que compõe as paredes do tubo digestivo e dos sistemas urinário e ginecológico.

Nesse sentido, o chá de funcho poderá também ajudar a aliviar vários “sintomas viscerais, como cólicas abdominais, dores menstruais e desconforto urinário”, aponta.

PUB

Uma revisão sobre a Foeniculum vulgare Mill, publicada na BioMed Research International, sugere que o funcho é uma “importante planta medicinal” utilizada para uma “ampla variedade de tratamentos”, como gastrite, dor de estômago, diarreia, doenças renais, entre outras. No entanto, os investigadores sublinham a necessidade de fazer mais estudos para se obter conclusões mais robustas.

Além do funcho, o chá de sálvia e de camomila poderão também ajudar no alívio de sintomas digestivos, aponta a investigadora no ICVS da Universidade do Minho. 

No entanto, a gastroenterologista no Hospital de Braga realça que é importante “estar atento aos sinais de alarme” que possam indicar a necessidade de uma avaliação médica.

Que sinais são esses? Perda de peso não intencional, vómitos, dor incapacitante e histórico familiar de cancro gástrico.

Assim sendo, embora o chá de funcho possa ajudar a aliviar alguns sintomas gastrointestinais, os estudos sobre esta planta ainda são reduzidos e a toma desta infusão não substitui o aconselhamento médico, sobretudo quando as crises de azia ou as dores de estômago são frequentes.

O que é o estômago inflamado? E a azia? Quais são os cuidados a ter?

Ao Viral, Ana Célia Caetano explica que o termo que se usa para designar estômago inflamado é gastrite, que pode ser aguda ou crónica.

Os sintomas de gastrite, refere a médica do Hospital de Braga, são “dor ou desconforto” na parte superior do abdómen e “sensação de distensão abdominal, de enfartamento e de saciedade precoce”.

As causas podem ser “múltiplas”, como a infeção pela bactéria Helicobacter pylori e medicamentos anti-inflamatórios ou corticóides, enumera a especialista. O tabaco, cafeína, gorduras ou álcool também podem provocar gastrites.

Já a azia é uma “sensação de queimadura” no tórax central até ao pescoço provocada habitualmente por refluxo gastroesofágico.

Para diminuir a inflamação no estômago e a azia é aconselhado, sobretudo, fazer alterações do estilo de vida, nomeadamente na alimentação e nos hábitos tabágicos.

PUB

No caso da azia, pode ser necessário “fazer refeições leves” e evitar comer “nas horas antes de deitar”. Não são aconselhados alimentos ricos em cafeína, citrinos, bebidas gaseificadas e álcool.

As pessoas com esta sensação também devem evitar o tabaco, indica a professora da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Pode também ser preciso tomar medicação “inibidora da produção da secreção” ácida gástrica, responsável pela azia, aponta.

————————————————

PUB

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

verdade-mas

Categorias:

Alimentação

Etiquetas:

Produtos naturais

11 Nov 2023 - 09:40

Partilhar:

PUB